LIVROS

moda_mídia_capa.jpg
A moda na mídia: produzindo costuras (Orgs. Daniela Schmitz e Solange Wajnman | Ed. Appris, 2018)
Capítulo | De blogueira à influenciadora digital de moda e beleza: evolução e motivações da prática

O capítulo busca responder às seguintes questões: o que diferencia a blogueira de moda de meados dos anos 2000 e a influenciadora digital contemporânea? Como esse perfil de influenciadora de moda se instituiu? Quem são esses sujeitos nas dinâmicas da Comunicação contemporânea?

Amazon

tendencias 2.jpg
Tendências em Comunicação Digital - Volume 2 (Orgs. Beth Saad e Stefanie Carlan da Silveira | Ed. USP, 2017)
Capítulo | Na tela da TV e do computador: as celebridades youtubers

O capítulo aborda o tema de influenciadores nas plataformas sociais digitais sustentando teoricamente como ocorre a trajetória de celebridades televisivas para youtubers e depois para influenciadores digitais. Seu texto é “Na tela da TV e do computador: as celebridades youtubers”.

Acesso gratuito

Academia.edu

EBOOK COMMAIS.jpg
Tendências em Comunicação Digital (Orgs. Beth Saad e Stefanie Carlan da Silveira | Ed. USP, 2016)
Capítulo | Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria

O capítulo dedica-se a explorar a noção de influenciador digital apresentando conceitos básicos sobre a reputação e legitimidade em rede, processo de construção de marca e mercantilização do próprio sujeito no ambiente digital e na prática dos influenciadores digitais.

Acesso gratuito

Academia.edu

visibilidade e consumo CAPA.jpg
Visibilidade e consumo da informação nas redes sociais (Org. Beth Saad | Ed. Media XXI e apoio FAPESP, 2016)
Capítulo | "Quanto vale o post?": blogueiros entre o pessoal e o comercial

O capítulo discute a tensão que se instaura nos blogs - e outros espaços digitais - com a entrada de marcas no processo de profissionalização. O, até então, espaço para compartilhamento pessoal e íntimo passa a ser atravessado pelas dinâmicas do mercado. Como se dá essa relação?

Amazon

ARTIGOS 

TEMÁTICA 1 - INFLUENCIADORES DIGITAIS & BLOGUEIRAS DE MODA

Artigos publicados em periódicos e apresentados em congressos 

Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises

XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2019)

Link para download

Apontamentos sobre a influência da mídia tradicional na consolidação dos blogs de moda

Revista Animus - UFSC (2018)

Link para download

Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão

Revista Communicare - Cásper Líbero (2017)

Link para download

A noção de campo e algumas contribuições para o estudo da blogosfera de moda brasileira

13º Colóquio de Moda (2017)

Link para download

Influenciadores digitais e marcas: um mapeamento exploratório

X Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCiber (2017)

Link para download

Blogueiras de moda no Brasil: a consolidação de uma profissão

12º Colóquio de Moda (2016)

Link para download

A percepção do público sobre a profissionalização dos blogs de moda: um estudo exploratório

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM (2016)

Link para download

"Sou blogueira da Capricho": em ensaio sobre formações discursivas

XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação - IBERCOM (2015)

Link para download

Usability and consumption influence of fashion blogs: an exploratory study

7th Latin American Conference on Human Computer Interaction​ (2015)

Link para download

TEMÁTICA 2 - SOCIABILIDADE EM REDE & JORNALISMO DIGITAL

Artigos publicados em periódicos e apresentados em congressos 

Viver sem tempo: a relação subjetiva entre tempo, tecnologias e rotinas

Revista Parágrafo - FIAM-FAAM (2016)

Link para download

Espetacularização do Eu e #selfies: um ensaio sobre visibilidade midiática

Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON (2015)​

Link para download

TV Capricho: experimentações no jornalismo online

IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo (2014)

Link para download

TEMÁTICA 3 - FICÇÃO TELEVISIVA & TRANSMIDIAÇÃO 

Artigos publicados em periódicos e apresentados em congressos 

Afinal, o que querem as mulheres? O discurso sobre o feminino no blog do personagem André Newmann

Revista Culturas Midiáticas - UFPB (2017)

Link para download

Ficção e realidade em blog de personagem: o caso da minissérie "Afinal, o que querem as mulheres?"

Revista Lumina - UFJF (2016)

Link para download